domingo, 30 de agosto de 2009

Duas rapidinhas

...e bem rapidinhas pelas terras Alentejanas.

A primeira foi dia 21 de Agosto, fiz Melides-Tróia-Melides com a dureza do "No Stop" até lá e sempre a dar na talega na vinda igualmente "No Stop", na companhia do meu sogro.


Valores que registei na ida, vento desfavorável:
45 Klms, média na ida 24,2 Klms/h nunca tinha pedalado tanto Klm sem parar e a este ritmo.
ZA em Tróia.
Para chegar a Pinheiro da Cruz (14 Klms) demoramos 35 min, Troia cerca de 1:55 min.


Na vinda, vento favorável:
Pinheiro da Cruz a Melides fizemos menos 15 min do que na ida, ou seja, em 20 min, sempre a bombar no duro, média cerca de 30 Klms/h.
De Tróia a Melides cerca de 1:40 min.

Totais:
95,05 Klms
3:37:00 a bombar
Média: 25,7 Klms/h

--------------------------------------------

A segunda foi dia 30 de Agosto, fiz Melides-Grândola-Sta.Margarida-Santiago-Sines-Melides com a dureza inevitável de pedalar com 2 ex-ciclitas cinquentões (meu sogro António e um amigo Arlindo), desta vez 3 paragens mas não demoraram mais de 5 minutos.

Com o Sr. Arlindo sempre a puxar pa caraças, foi raríssima a subida que não levantava o rabiosque do selim para puxar mais ainda, e lá tive de me aguentar á bronca.

Paisagens bonitas de se ver no trajecto mas só as deslumbrava quando tinha tempo de respirar um pouco, dasssss.

Cerca de 3 subidas de respeito, fica os registos:

85,00 Klms no total
713 metros de acumulado
03:39:21 a pedalar
23,87 Klms/h de média
55,73 Klms/h de velocidade máxima atingida

Gráfico da altimetria e o track aqui.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

3 Dias 3 Belas Subidas

Ao fim de tarde para fugir ao calor intenso que se faz sentir em terras beirãs nesta época, procurei fazer umas subidas de respeito que nunca tinha aventurado fazer, todas efectuadas 'no stop' e chegada a casa já de noite, aqui fica o resumo:

Dia 16-08-2009 Casteleiro-Rebelhos (17 Klms)


Sempre por trilho a dificuldade encontrada foi a pedra solta (gravilha) vs com as belas inclinações podia surgir o 'tralho' inevitável, mas correu tudo bem. Paisagens de cortar a respiração e sem ajuda do GPS seria um risco andar por ali pois poderia ficar perdido, zona que desconhecia, muito bom.

Dia 17-08-2009 Casteleiro-Anascer-Meimoa (Igreja S. Domingos) (26 Klms)





No início um belo sobe e desce interesante, no Klm 14 aqui sim a subida UPA UPA até á Igreja S. Domingos, uma inclinação bem acentuada. Subida da Serra d'Opa e casa.

Dia 18-08-2009 Casteleiro-Sortelha-Moita (24 Klms)



Percurso já conhecido mas ainda não feito por bike por este lado da Serra, subida simpática até Sortelha, paisagens sempre fabulosas a avistar a Serra da Estrela. Mais uma subida até aos 814 metros, foi porreiro.

Um pequeno vídeo...



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Colinas de Lisboa

Pelas 8:30h eu e o Lúcio arrancamos com o por do Sol no horizonte, fomos a várias colinas de Lisboa pela seguinte ordem:

- Parque da Bela Vista
- Parque da Fonte Luminosa
- Miradouro da Penha de França
- Miradouro da Graça
- Miradouro das Portas do Sol
- Castelo S. Jorge
- Jardim do Torel (estava fechado)
- Parque Eduardo VII
- Príncipe Real
- Miradouro de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto)
- Miradouro do Adamastor


A noite estava espectacular em Lisboa, muita gente e animação. Esta volta necessitamos de redobrar os sentidos, pois não falta perigos do trajecto, desde dos transeuntes, carris dos eléctricos, calçadas, cruzamentos e escadas.
Deu para encontar grupos de BTTistas, um amigo de longa data e tirar umas fotos:



Track da volta, ai pois é ou se sobe ou se desce, foram umas belas subidas que dá para ver na altimetria.


domingo, 9 de agosto de 2009

Sobralinho passando pela Agonia "Porreiro pá..."


Eu, Meska, NunoP e BOY SCOUT
Cerca das 8:20h arranque do Carvão
KTM Vs entalanço ganhou o entalanço da corrente
Caminho de Fátima apartir de Sta. Iria com GPS a ajudar
Quentinho o tempo
Subida Sobralinho no stop
Agonizar no stop... YESSSSSSS!!!!!!!!!!! objectivo do dia FEITO
Alguns trilhos até Cabeço da Rosa
Descida até Vialonga
Rolar a bem rolar na talega até Sacavém
Martini com cerveja... que BOM!!!!
Malta porreira, volta porreira, dia porreiro, TUDO PORREIRO PÁ...
Track
aqui.

sábado, 1 de agosto de 2009

Fundão e o Triatlo

Com o tempo a ameaçar chuva lá me pus á estrada sem medos, segui caminho rumo ás Quintas do Anascer e aos Três Povos (as povoações de Salgueiro, Quintãs e Escarigo, cujo conjunto assumiu secularmente o designativo colectivo de Três Povos). Paisagem bonita beirã com terrenos bem tratados e cultivados aproveitando as boas condições para a agricultura, muitos rebanhos vi e surpreendeu pela quantidade.


Com a ideia de fazer poucos Klms hoje, mas como o tempo estava menos calorento e como já a algum tempo não fazia uma volta centenária optei ir ao Fundão.

subida de registo ao Klm 22 a caminho da localidade de Fatela, lá em cima bonita a paisagem com pano de fundo a Serra da Gardunha no lado esquerdo e Serra da Estrela no lado direito.

Chegada ao Fundão, umas fotos pá recordação e surpresa do dia, estava montado o ‘palco’ da Taça de Portugal de Triatlo “Cidade do Fundão”, disseram-me que o início era ás 16h na Barragem da Capinha, comi uma bela bifana bem porreira e segui á procura da dita Barragem da Capinha com a ajuda do GPS.Umas subidas boas até Peroviseu, como ainda faltava algum tempo para as 16h aproveitei e fiz alguns trilhos pela localidade de Capinha, muito bom.

Uma bela subida até á barragem e presenciei o arranque da prova, estava por lá a grande atleta Olímpica Vanessa Fernandes e não menos grande o atleta Olímpico Bruno Pais, ambos do Benfica é claro :-), surpresa minha vi também o alpinista português João Garcia na prova, foi engraçado ver todo aquele aparato.

Da Capinha vi indicações de 12 klms para Caria e lá fui eu, subida de registo do dia, ufa ufa, a toda a velocidade lá de cima a Caria constantemente acima dos 55 klms/h chegando aos 59 Klms/h foi bem fixe, dos 625 metros aos 481 metros (144 metros de descida em 3,5 Klms… BRUTAL).

Chegada a Caria, procurei um café ou tasco para comer qualquer coisa mas sem sucesso, que vergonha para uma localidade dita Vila. Passei pela aldeia do Carvalhal e aqui sim um belo pão com chouriço estava á minha espera (único que restava) e como estava sedento bebi quase um litro de água fresquinha, reabastecimento do camelback e dois dedos de conversa com o proprietário do estabelecimento, pois este gostava também de ciclismo e esteve a apreciar a Scapel :-), “que granda maquinão” dizia ele :-).

Mais umas subidinhas, passagem por Inguias e uns Klms depois Casteleiro.

100 Klms de puro prazer de andar de bike, que belo dia passado.

Restantes fotos aqui.

Track registado aqui.