sábado, 25 de abril de 2009

Grande Rota Mafra-São Julião-Sintra-Lisboa

Com esta volta bati todos os meus records:
- Tempo a pedalar: 06:56:25 (bati o record da semana passada de Montemor 06:52:49)
- Acumulado: 1.990 m
- Klms sem grandes paragens: 122 Klms (record de Klms ainda é 135 Klms da volta de Santarém, mas com grandes paragens)

Mais uma vez acordar foi duro 5:55h, arrumar as coisinhas e ás 7:10h eu e Meska começamos a pedalar e lá fomos nós prá aventura.

Passamos pela Apelação, Loures e pouco depois de Lousa a 1ª paragem de 3 minutos (30 Klms), uma barrita e WC, seguimos por Malveira e paragem forçada pouco depois de São Miguel de Alcainça, estrada cortada devido a desabamento de terras, entreajuda a outros ciclistas a transpor as vedações e siga pra bingo...

Chegamos a Mafra (700m de acumulado com 45 Klms), pequena paragem prá foto e siga novamente... Passamos por Zambujal e novamente pequena paragem prá foto e reabastecimento perto de Carvoeira, subimos para a localidade de Baleia e fizemos um desvio para um trilho bem bonito em Valbom, paisagens fantásticas prá Foz e para o Mar (qualquer dia vou pesquisar esta região a pedalar é claro, bem bonito...).
Chegada á Praia de São Julião, novamente pequena paragem pra admirar a beleza do local, avistamos uns bacanos na encosta a fazer dónil , gandas marados, dasssss.
Suubiiiida e que subida para a estrada de Assafora, no stop até Sintra (12:30h), pequena paragem prá foto, subida até á BP, e voltas e voltinhas á procura do melhor trajecto para Lisboa (ainda apanhamos umas subidas do caraças...), 15:30h chegada.
Chegamos a casa inteiros e ainda com alguma energia mas claro com o físico maçado, tarefa cumprida, volta e que volta, muito bom... quando olhei para o registo de 1.990m de acumulado dassss vá-lá vai, não esperava fazer tanto... nesta volta.

As fotos aqui.

sábado, 18 de abril de 2009

Pelos trilhos de Montemor-o-novo a Évora

Que palavras poderei encontrar para descrever um dia em cheio de BTT, com algumas abertas e gotinhas pelo meio que pioraram no final da tarde, não deixando no entanto me incomodarem. 5:55h da matina lá acordei, claro que custa, mas o que agente não faz pelo BTT, arrumar as coisinhas e lá fui eu, tempo pouco tentador pelo caminho, mas quando cheguei a Montemor o tempo só estava nublado . Lá estava o Miguel e a Tânia, ready, set...GO 8:15h hora da partida, rapidamente por trilhos lá fomos nós prá aventura seguindo as indicações do GPS muito bem orientado pelo Miguel.
Paisagens alentejanas de cortar a respiração, muitos e muitos trilhos de beleza incontestável, passamos por muitas e muitas vedações (sempre com a preocupação de as deixar tal como as encontramos - fechadas), quintas e aldeias, animais do mundo rural e selvagem, belas subidas e descidas com e sem calhaus, raramente e com muito pouca areia, terreno algo pesado e molhado mas de forma alguma desmotivante.
Admirar alguns locais de Évora, apreciar os bolos desta cidade. Rumo pela nacional até Montemo-o-novo que se faz tarde, no fim a sentir algum desgaste nas perninhas mas além de sentir tarefa cumprida um sorriso de um lado ao outro. Mudança de roupa, comer a bela da bifana, comprar umas empadinhas e casa.
102 Klms
6:52:49s a pedalar
1.400m de acumulado
14,69 klm/h de média (aqui a pressa não importante, no entanto aqui fica o valor do registo)
Obrigado Miguel e Tânia pelo passeio proporcionado , temos de repetir.
Vídeo da volta clique aqui.
E mais umas fotos aqui.